Objetivos
- Redução do tempo de trânsito e o custo do serviço de transporte, armazenagem e inventário;
- Estimular o uso de mais de um modal;
- Gerar um movimento de carga e de passageiros eficiente, em termos de confiabilidade, previsibilidade e segurança;
- Estimular a formação de parcerias;
- Estimular o desenvolvimento de projetos integração produtiva e a agregação de valor nos países de origem e de destino, assim como nos países de trânsito;
Justificativa
O corredor em discussão no Seminário criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Terá início em Mato Grosso do Sul, na cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo; atravessará em território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
Foco em cada região
Mato Grosso do Sul: Fornecer ao agronegócio uma saída para o Pacífico, permitindo tanto o escoamento da produção quanto a importação direta de insumos a preços mais competitivos;
Chile: Incrementar o comércio com os países da região, consolidando o país como importante plataforma logística;
Argentina: Fortalecer a implementação do Plano Belgrano, que prevê investimentos em infraestrutura da ordem de US$ 15 bilhões, na medida em que cruza as Províncias de Salta e Jujuy;
Paraguai, o Corredor melhorará a infraestrutura e integrará a região do “Chaco” ao resto do país.
O foco principal do Seminário Corredor Bioceânico Rodoviário “Brasil, Paraguai Argentina e Chile”. Rota: Porto Murtinho – Portos do norte do Chile será de divulgar a conexão rodoviária entre Mato Grosso do Sul e o Pacífico, estimular a interação entre os setores empresariais dos quatro países e atrair a atenção do mundo acadêmico e do público em geral.
Inscrições limitadas a 250 participantes
Prezados, o credenciamento é essencial ao acesso ao evento e é exclusivamente pessoal.
Inscrições serão encerradas no dia 18 de agosto.